Notícias

Saiba o que é um estudo de caso

por Anna Cotia - PROA3 de maio de 2021

O que são estudos de caso?

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla, caso você queira saber sobre um assunto específico. Esse método permite que você aprofunde o conhecimento sobre esse assunto e oferece subsídios para novas investigações sobre a mesma temática. 

O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que responde às perguntas “como” e “por que” e tem o foco em contextos da vida real e atual. 

Pode ser definido também como um meio de organizar os dados, preservando seu caráter único e o objeto estudado. 

Geralmente as pessoas usam os estudos de caso como benchmark, ou seja, como ponto de partida ou inspiração para realizar um trabalho parecido com o que foi relatado. 

Por que com os dados relatados por outras pessoas, é mais fácil compreender e corrigir erros preexistentes. 

Mas isso não quer dizer que o relato deva ser copiado para se obter sucesso. Cada situação tem suas peculiaridades, então é preciso adaptações para ter a certeza de que vai dar certo. A definição de um tema varia de acordo com o que você vai fazer com ele. O foco pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas ou um evento específico. Esse sempre vai ser o ponto de partida, determinar quem é o alvo a ser estudado. 

 

Algumas definições de alvo são: 

  • Na área acadêmica, é possível investigar as contribuições de um determinado autor sobre um tema.

 

  • Na área médica, pesquisar os efeitos de um medicamento ou tratamento sobre um paciente ou pequeno grupo deles.

 

  • No marketing, estudar o comportamento de vendas de um produto durante um período limitado de tempo.

Algumas vantagens do estudo de caso são:

 

Usar o mesmo método em áreas diferentes: você pode aproveitar a estrutura de um caso para aplicar em outro;

Ter rico conhecimento a partir da exploração intensa de um único caso: você pode usar um estudo de caso pronto para explorar contextos diferentes;

Aperfeiçoar serviços a partir de experiências de sucesso: cases são referências para não se começar do zero;

Informações detalhadas baseadas em situações da vida real: pesquisas baseadas em vivências e fatos são mais atrativas e aplicáveis à própria realidade;

Conceder autoridade sobre determinado assunto: com exemplos de estudos de casos, seu autor constrói autoridade e pode se tornar referência sobre um assunto, informação ou produto.

Estudar através de estudos de caso pode dar uma certa independência. Pois para achar resultados é preciso pesquisar muito, achar novos contatos, conhecer a empresa em que esse estudo foi desenvolvido e tirar as próprias conclusões. 

Assim, é possível aprender e chegar em resultados de forma mais rápida e mais facilmente, além de ser um método que está muito voltado a situações reais do dia a dia.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados