Como manter uma conversa agradável

por Anna Cotia - PROA19 de maio de 2021

Sabe aquele momento constrangedor onde você está conhecendo uma pessoa nova, ou está na sala de espera da entrevista e não sabe como manter a conversa? Fica um clima estranho e a vontade de pegar o celular aumenta, mas essas dicas vão te ajudar a evitar isso.

Para começar essas conversas, é bom pensar no que você gostaria de falar, perguntas que deixariam você a vontade e outras que não seriam tão agradáveis. Pense em conversas que teve com pessoas que não conhecia e que foram conversas que fluíram. Uma dica importante para quebrar o “medo” de falar com um estranho é lembrar que até seus melhores amigos já foram estranhos para você em algum momento.

Para te ajudar, trouxemos 4 dicas desenvolvidas por Rob Riker, escritor do site The Social Winner. 

Pedra que afunda

1. Tenha um fato sobre a outra pessoa 

Algo que a pessoa goste, um assunto que ela acabou de falar. Seja pessoal, porém não seja pessoal demais, afinal é alguém que acabou de conhecer. 

2. Pergunte sobre a emoção relacionada ao fato 

Pergunte “você gosta desse assunto?” Ou “Como você acha que as pessoas que lidam com esse assunto no dia a dia se sentem?” 

3. Entrada o motivo da emoção 

“Eu não imaginava que seria dessa forma. Como você aprendeu tanto sobre?” 

Estando atendo você vai aprender mais sobre uma pessoa nova e a conversa vai fluir naturalmente e você ainda pode aprender várias coisas novas. 

Escuta ativa 

Muito se ouve falar de escuta ativa, mas o que de fato é isso?

Escuta ativa é estar dedicado a ouvir e estender o que está sendo dito. 

Então, para manter uma conversa, é necessário ouvir muito bem, se atentar ao que está sendo dito. Assim a pessoa sente que você se importa com o que ela está dizendo e assim a conversa irá fluir. 

Pense como um jornalista 

Rob Kilker diz que atualmente ser uma pessoa que consegue manter uma boa conversa é uma habilidade incrível. Para que essa habilidade seja estudada e você consiga falar com todas pessoas criou 10 regras que se resumem em se mostrar disposto a ouvir.

1. Não seja multitarefa

2. Não dê lições 

3. Faça perguntas abertas 

4. Deixe fluir 

5. Se você não sabe algo, assuma.

6. Não compare vivências 

7. Evite ser repetitivo

8. Não mergulhe nos detalhes 

9. Ouça de verdade 

10. Seja breve

Não finja 

Seja honesto ao ouvir o outro. Se você não tem interesse em algum assunto, basta falar e finalizá-lo. Também não finja curiosidade ou ouvir o outro. Caso a pessoa pareça falsa com você, há chances de você também parecer falso para ela. 

Estar envolvido verdadeiramente em algum assunto faz com que a conversa flua, sem nenhum esforço. E mesmo que da conversa não saiam amigos, pelo menos terão um momento mais tranquilo e menos tenso.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados