Como ter uma escuta eficaz

por Anna Cotia - PROA24 de maio de 2021

Escuta eficaz é algo que pode ser aprendido. Mesmo que você ache que ouvir o outro possa ser uma tarefa entediante, porém isso é algo muito importante e uma habilidade bem reconhecida. Para treinar isso trouxemos algumas dicas.

1. Foco

O erro mais comum ao ouvirmos é não focar no que a pessoa está falando. Mesmo que pareça simples, estar focado não é uma tarefa fácil, mas é primordial. 

2. Guarde seu telefone 

Não fique olhando para o celular enquanto o outro está falando, além de desfocar, torna-se uma falta de respeito. E quando você dá toda a atenção para a conversa, ela se torna mais prazerosa tanto para você quanto para o outro.

3. Faça boas perguntas

Perguntar vai mostrar para a pessoa que você está interessado em saber mais sobre o que ela está dizendo. Pergunte coisas que vão dar continuidade no assunto e que demonstram que você está entendendo e por isso quer saber mais. 

4. Não julgue 

Para ser um bom ouvinte é importante ter a mente aberta. Esteja preparado para ouvir opiniões diferentes da sua e também entender as visões das outras pessoas. Afinal, ninguém quer ter uma conversa com alguém que não aceita nenhuma opinião divergente da sua. 

5. Fale menos, ouça mais

Às vezes, começamos a pensar no que vamos dizer antes da pessoa terminar de falar, com isso não damos a atenção necessária ao que está sendo dito e cortamos quem está falando. Essa situação é muito chata e diminui o outro, pois quando respondemos antes da conclusão estamos praticamente dizendo “Já entendi, não precisa mais falar”.

Podemos fazer muitas coisas correndo no nosso dia a dia, mas ouvir não pode ser uma delas. Uma escuta ativa requer um grande esforço, porém é uma habilidade ótima!

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados