Trabalhar

5 dicas para começar a desenvolver seu networking

 

Por que desenvolver meu Networking?

No mercado de trabalho desenvolver o networking é muito importante! O networking é uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si e essa rede pode trazer muitos benefícios que nem sempre recebem a atenção que deveriam ou são usados da melhor maneira. Por isso, fizemos esse vídeo com nossas voluntárias Caroline Camilo do JP Morgan, Francilene de Sousa da OKENA e Maria Aparecida Giannassi que trabalha como Consultora de RH para te ajudar a dar os primeiros passos para ter sucesso no networking.

Pontuando cada dica

1 - Criar relações de troca.

Quais são os benefícios que podem acontecer nessa troca? O que a empresa e você ganham com esse networking? Deixe sempre claro o que você pode oferecer no processo de networking

2 - Crie relações com seus colegas de trabalho.

Seus colegas de trabalho são as pessoas que você costuma passar maior parte do seu dia, além disso eles estão vendo como é seu comportamento nesse ambiente, como são suas entregas e modo de trabalhar, por esses motivos essas são as melhores pessoas para falarem do seu profissional futuramente. Portanto, crie vínculos e deixe sua marca. Dê sempre seu melhor e será visto.

 

(https://media.giphy.com/media/QaSluu5xoDbrCzvlQn/giphy.gif)


 

3 - Frequente eventos relacionados a sua área e sempre troque contato.

Para o networking funcionar você precisa ser visto, por isso estar em eventos da área que tem interesse é de grande importância. Nesses eventos você vai encontrar pessoas que também tem interesse e que podem já trabalhar nessa área, então se elas te conhecerem e souberem do seu interesse, aumenta sua chance de conseguir uma indicação.

 

4 - Divulgue seus projetos e ideias em suas redes sociais

Os projetos e ideias que participa podem ser ótimos aliados na hora de mostrar o que sabe fazer e suas redes sociais (principalmente o Linkedin) podem ser usadas como um portfólio para apresentá-los às novas pessoas que conhece.

 

(https://media.giphy.com/media/MXX2jE0MChtYl1AgBe/giphy.gif)

5 - Curta e comente os posts de pessoas que você tem interesse no trabalho.

Aqui no Portal temos outras matérias e vídeos que falam sobre o Linkedin e a importância dele, além disso também falam sobre como utilizá-lo ao seu favor e curtir e comentar os posts de pessoas que você tem admiração pelo trabalho também faz com que seja visto e ser visto é importante no networking, como dissemos na dica 3.

Primeiros passos para seu networking

Com essas dicas você consegue começar a desenvolver um bom networking e com ele você dará os primeiros passos no mercado de trabalho. Mas não deixe que ele seja apenas para seu primeiro emprego, o networking deve se manter durante toda sua carreira, não importa qual seu cargo ou tempo de mercado. Assim como você constrói uma carreira passo a passo, você também deve levar o networking dessa maneira, valorizando cada contato novo que conquistar e deixando sua melhor imagem para eles. 

No vídeo nossas voluntárias sintetizam as dicas, portanto dê play para não esquecer nenhuma delas, anote e comece seu networking. Que tal usarmos os comentários para deixar o Linkedin de vocês e já começar a desenvolver o networking seguindo os colegas que também deixaram os comentários? O mercado de trabalho quer conhecer você!