Trabalhar

10 dicas - Para ir bem na entrevista de emprego

10 dicas - Para ir bem na entrevista de emprego

 

Quem nunca teve dúvidas do que fazer em um entrevista de emprego? Esse é o momento onde tudo fica mais tenso, afinal, você está tendo a chance de se apresentar e conquistar seu novo emprego. Para te ajudar a encarar esse momento tenso, nós fizemos esse vídeo com 10 dicas para ir bem na entrevista de emprego.

 

Dica 1 - Pense bem no que vestir.

Nem toda entrevista de emprego exige roupa social, faça uma leitura de ambiente e até mesmo da vaga que está disputando. Por exemplo: uma entrevista em um escritório de advocacia exige que esteja de roupa social, já uma empresa voltada para comunicação pode ser um ambiente menos formal, por esse motivo não é necessário que esteja de roupa social. É importante estar bem vestido, mas isso não necessariamente exige estar de roupa social. 

 

 

Dica 2 - Sua comunicação é muito importante.

Diga sempre o que foi solicitado e o necessário. Seja direto e cordial, busque responder o entrevistador de maneira clara e objetiva. Cuidado com o uso de gírias e com erros de português. Mesmo que seja uma hora em que ficamos tensos, respire para não se comunicar errado. 

 

Dica 3 - Leve em consideração sua vida acadêmica e a sua história. 

O entrevistador quer saber como você supera obstáculos e momentos de tensão, por isso se você não tiver tanta experiência no mercado de trabalho use momentos da sua vida na escola, em um trabalho voluntário ou até mesmo em casa para contar como você contorna situações difíceis. A empresa já recebeu seu currículo, então já está ciente que não passou por outros lugares e entende o motivo de contar obstáculos que não são da área profissional.

 

(https://media.giphy.com/media/2mBDOHa1UO4U90PUzk/giphy.gif)

 

Dica 4 -  Estudo sobre a empresa

Saber sobre a empresa é um ponto importante na hora da entrevista. Existem vários meios de conseguir informação sobre a empresa, como o site, o Linkedin e até mesmo conversando com funcionários que já atuam lá dentro. Busque informações para entender como funciona o processo. Quanto mais você souber, mais o entrevistador consegue perceber seu interesse. 

 

Dica 5 - Seja você mesmo 

Lembre que a entrevista é apenas o começo do seu contato com a empresa, então não invente um personagem, esse é o momento que você precisa ser você e mostrar quais suas reais qualidades. Agir com naturalidade é o que mais vai te ajudar a conquistar a vaga!

 

Dica 6 - Reflita sobre você

Na hora da entrevista o entrevistador pode perguntar quais são seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver e quais as suas habilidades dominantes, e você precisa responder essas perguntas sem rodeios, afinal, quem pode te conhecer mais que você mesmo? 

 

(https://media.giphy.com/media/xUA7b0RgJ296MVY6C4/giphy.gif)


 

Dica 7 - Seja Pontual

Já ouviu falar: a primeira impressão é a que fica? Então imagina você se atrasar no primeiro contato com a empresa, não seria um bom começo. Portanto, se programe, calcule a rota com trânsito e com imprevistos. 

 

Dica 8 - Leve seu currículo impresso e atualizado

O currículo é sua apresentação profissional, nele precisa estar as informações que falam sobre sua carreira e sua formação. Lembrando que todas essas partes precisam estar atualizadas.

 

Dica 9 - Treine suas respostas 

Existem perguntas que são prováveis de aparecer em toda entrevista, então estude-as e pense na melhor forma de responder, claro que não deve decorar uma resposta, pois é necessário que seja algo natural, mas esteja preparado e estudado para não se surpreender com algo que não estava esperando acontecer. 

 

Dica 10 - Demonstre interesse em relação a vaga e a empresa

A energia na hora da entrevista é muito importante. O entrevistador quer saber o motivo de você merecer aquela vaga mais do que os outros que ele também entrevistou. Por isso, mostre que está interessado, que a empresa tem a ver com seu plano de carreira. 

 

(https://media.giphy.com/media/3o6nUN5U3cUyxAmMCs/giphy.gif)

 

Na hora da entrevista

Todas as dicas são importantes para hora de se apresentar ao entrevistador, mas de todas elas a que mais se destaca e que te ajudará é que você seja você mesmo. Lembre-se que é o momento de se apresentar para que eles te conheçam e te contratem. 

Então, agora é hora de dar PLAY no vídeo e anotar todas as dicas. 

Ah, se você se logar aqui no Portal você pode ganhar pontos no PROACOINS através do quiz sobre essa matéria. Então, não perca tempo! Deixe seu comentário também sobre como se sente na hora da entrevista. Até a próxima!