Estudar

Introdução ao Autoconhecimento

por Escrito por Anna Cotia 9 de Março de 2020

O Começo Do Autoconhecimento

Uma pergunta que costuma ficar em nossa cabeça quando estamos perto de nos formar é: como terminar o ensino médio e decidir qual faculdade cursar? E esse questionamento pode se tornar mais fácil quando praticamos o autoconhecimento. Mas antes de começar a desenvolvê-lo é necessário entender o que é e quais são as ferramentas que podem ajudar a colocar tudo em prática.

Como o autoconhecimento ajuda no meu desenvolvimento?

O autoconhecimento é a chave para fazer escolhas para seu desenvolvimento, tanto no pessoal quanto no profissional. Quando você se conhece, seu empoderamento aumenta, afinal, se torna capaz de fazer escolhas e consegue guiá-las conforme seus objetivos e com isso traçar um plano de vida onde você é o protagonista.

Sem esse conhecimento, podem surgir dúvidas pertinentes que nem mesmo você imaginava que existiam, por exemplo: o que você ama fazer? O que você faz bem? Quais os pontos que são necessários desenvolver? Entender esse pontos te ajuda a identificar o que você, o que faz bem, o que tem dificuldades de fazer e, consequentemente, qual a área que faz sentido você seguir. 

 

( https://media.giphy.com/media/l0He0cVv8lGggpruo/giphy.gif )

Se aprofunde e reflita

Vale lembrar que estamos em constante mudança, portanto o autoconhecimento exige reflexões periódicas e sem pressão. Precisamos estar a todo momento buscando nos conhecer, saber quem somos, quais são nossos valores e como eles se modificam com o meio que estamos. 

Não existem respostas prontas para questões pessoais, mas aqui no Portal temos artigos além desse que podem te ajudar dando direcionamento para construção do seu projeto de vida.

Ferramentas para o autoconhecimento

Hoje você encontra diversos conteúdos e ferramentas que te ajudam com o autoconhecimento. Inclusive,  temos um vídeo aqui no Portal do Proa que mostra uma ferramenta chamada Mandala Ikigai, que te ajuda a encontrar sua razão de ser. Com ela você conseguirá ter um direcionamento sobre seus valores, coisas que acredita e como tudo isso pode ser usado na hora de escolher o que cursar e com o que trabalhar futuramente.

E aí, o que achou dessa matéria? É hora de começar o processo de autoconhecimento!

Deixa aqui nos comentários como está sendo e tudo que está aprendendo. Estamos curiosos para saber! 

 

( https://media.giphy.com/media/l36kU80xPf0ojG0Erg/giphy.gif )