Trabalhar

8 dicas para conseguir seu primeiro emprego

por Jéssica Mafra - Instituto PROA11 de Março de 2020

O mercado de trabalho pode parecer muito confuso e desafiador, não é mesmo? E como fazer quando você é jovem e não tem nenhuma experiência? As opções parecem ser bem limitadas, mas calma! Estamos aqui para te dar algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho! 

 

Reconheça e aprimore suas habilidades

O maior dilema que os jovens têm é: “para trabalhar preciso de experiência, mas como ter experiência se nunca trabalhei?”. Por mais que você nunca tenha trabalhado, existem competências que você adquire que podem te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Pense sobre suas principais forças e habilidades e como elas podem ser aplicadas no ambiente profissional. Por exemplo, você sabe escrever bem, tem facilidade com planilhas ou manja muito de fazer apresentações no computador? Aproveite essas habilidades e mostre o que você pode fazer com elas. Pense também em habilidades que são importantes para o mercado de trabalho e busque praticar em casa. 

 

(link do gif: https://giphy.com/gifs/midnightsun-bella-thorne-patrick-schwarzenegger-3o7WIz0R4XwKgs2fHG)

Busque por cursos gratuitos

Aproveitando que já estamos falando sobre competências, que tal aprender coisas novas? Cursos gratuitos te ajudam a desenvolver diversas habilidades que são valiosas para o mercado de trabalho. Na internet você encontra cursos de computação, línguas, redação, secretariado e etc, basta fazer uma pesquisa e avaliar os que fazem sentido para você, aliás, conhecimento nunca é demais. Converse com colegas e parentes que já trabalham e pergunte quais competências são mais importantes no local de trabalho deles e os cursos que eles já fizeram.

Ah, lembrando que no Proacoins tem vários cursos bacanas gratuitos, ta? Você encontra desde inglês, espanhol, tecnologia até graduação! 

Monte uma rede de contatos

Todo mundo que convive com você pode ser uma pessoa que pode te indicar para  uma vaga ou te ajudar a chegar lá. Ter uma rede de contatos, ou fazer o famoso networking te ajuda muito. Sabe seus colegas de sala que já trabalham? Converse com eles e pergunte como conseguiram o trabalho, quais atividades exercem e o que você precisaria fazer para conseguir um trabalho também. Fale também com conhecidos mais velhos e pergunte como que a empresa que eles trabalham funciona, se há jovens trabalhando por lá, o que eles fazem e o que você pode fazer para conseguir uma vaga.

 

 

(link do gif: https://giphy.com/gifs/shakes-head-shaking-hands-hand-mP4PMOtoNI304)

Pesquise sobre empresas que você tem interesse

Faça uma lista das empresas que você gosta e pesquise o que ela faz, como que ela é e o que é preciso para trabalhar lá.  Uma dica de ouro: olhe o site da empresa e busque por um e-mail da área de RH ou seleção. Com o e-mail em mãos, mande uma mensagem falando sobre o seu interesse em conhecer melhor a empresa e se você pode receber mais materiais sobre ela ou, até mesmo, fazer uma visita para ver como que ela funciona. 

 

Se inscreva em programas para primeiro emprego

Existem muitos programas voltados à jovens para o ingresso no mercado de trabalho que ajudam no desenvolvimento profissional e busca pelo primeiro emprego. Um deles é o Proa! Em nosso curso, selecionamos jovens de escola pública, ajudamos no desenvolvimento profissional, comportamental e cultural e também no ingresso ao mercado de trabalho. Se você ainda não se inscreveu, que tal fazer sua pré-inscrição?

Além do Proa, existem outras instituições e programas que também auxiliam jovens para o primeiro emprego, tanto para vagas de jovem aprendiz quanto para estágio! Abaixo, listamos algumas delas:

  • CIEE
  • Aprendiz Legal
  • NUBE
  • Cia de Talentos
  • Companhia de Estágios
  • Instituto Reciclar 

Tenha um currículo objetivo 

O currículo é o documento que irá mostrar aos entrevistadores e empresas um resumo de quem você é profissionalmente. Para isso, é importante que todas as informações estejam bem claras e objetivas, mas sem deixar de mostrar os pontos importantes que te ajudarão a conquistar uma vaga. 

 

Trabalho voluntário e informal também contam

No caso de jovens que nunca trabalharam, pode ficar a dúvida: “o que colocar uma vez que não tenho experiências?”. Com isso, entra muito do que falamos aqui em cima: cursos realizados ou em andamento, habilidades e também atividades não-remuneradas que você tenha feito. Por exemplo, você exerce alguma função em seu meio social como igreja ou escola? Ou até mesmo já trabalhou informalmente com algum amigo ou familiar? Essas experiências também são relevantes e podem sim ser consideradas no seu currículo. O que você precisa é deixar bem claro quais eram suas atribuições e os resultados que elas ajudaram a gerar. 

Seja honesto

Importante também nunca mentir no currículo colocando informações que não são reais, pois os entrevistadores podem testar a veracidade dessas informações ou podem descobrir que você mentiu enquanto já estiver dentro da empresa, o que pode causar sua demissão e também te deixar com uma marca ruim no mercado. Confira dicas de como montar um bom currículo e também o que você não deve fazer na hora de montar o seu.  

 

Treine para entrevistas

De nada adianta você fazer tudo o que falamos e na hora da entrevista se atrapalhar, não é mesmo? Para isso, é muito importante estar preparado (a) para poder mostrar o seu potencial e em como você pode agregar na empresa que quer trabalhar. Para te ajudar, separamos dois conteúdos muito legais aqui do portal para você se preparar: as clássicas perguntas feitas em entrevistas e 5 dicas do que não fazer em uma entrevista.

 

 

(link para Gif: https://giphy.com/gifs/9MJgsA8L9VrpgyoALs)

Seja visto

Para ser visto, você precisa estar no ambiente onde as pessoas buscam por profissionais e trocam experiências sobre o mercado de trabalho. Sabe que lugar é esse? O Linkedin! Lá você consegue se conectar com os mais diversos tipo de profissionais, tem acesso à artigos sobre muitas áreas e, principalmente, consegue mostrar suas habilidades. Se você ainda não sabe usar essa rede, tudo bem, a gente tem um vídeo que pode te ajudar

 

Dicas de expert

Quer saber mais sobre primeiro emprego e mercado de trabalho para jovens? Confira esse vídeo da Giovanna Magliocca, Gerente de Operações do Instituto Proa, fala sobre o mercado para os jovens e também dá dicas de quem está em busca do primeiro emprego. Dê o play e confira!

 

Agora, que tal aproveitar tudo o que falamos aqui e começar a se preparar? O mercado de trabalho te espera! Ah, e se tiver alguma dica bacana, basta contar pra gente aqui nos comentários!