Estudar

Projeto de vida

por Jéssica Mafra - Instituto PROA16 de março de 2020

O que é um projeto de vida?

Provavelmente você já deve ter escutado de um professor, familiar ou até mesmo um amigo falar sobre projeto de vida, certo? Mas, você sabe o que é isso? E se a gente te contar que um projeto de vida vai te ajudar a se entender melhor e conseguir conquistar seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente?

Hoje vamos falar sobre o que é, qual a importância de você ter e como fazer! Vamos lá?


 

 

(link do GIF: https://giphy.com/gifs/99percent-99-percent-3ohzdRWroFWNJJBUwo)

Projeto de vida: um guia para seu futuro

 

Falando de maneira bem resumida, um projeto de vida é o conjunto de objetivos que você tem para o futuro, sejam eles profissionais, pessoais ou materiais e também as metas que você precisa cumprir para alcançar esses objetivos e qual é a ordem de prioridade deles. Por exemplo: como você se vê daqui 15 anos? Com o quê você quer trabalhar e quais são os passos para atuar na área que você escolheu? Quais são os primeiros passos que você precisa traçar? O projeto de vida é mais do que suas vontades e ambições, e sim um plano que mostra onde você quer chegar e o que precisa fazer para conquistar aquilo que quer!

 

(link da imagem estática: https://unsplash.com/photos/AtrUqWfuK9s)

Como começar a desenhar meu projeto de vida?

Antes de você pensar em seu projeto de vida, é importante fazer uma reflexão sobre autoconhecimento para entender quem você é, o que você quer e quais são as ferramentas que você possui hoje ou precisa desenvolver para chegar aonde deseja.

Para ajudar, tente pensar sobre as coisas que você gosta, os adultos que você mais admira e o que eles fazem, as coisas que você já passou na vida e como resolveu os problemas que já teve. Com isso, você terá uma base para entender onde está e também onde quer chegar! 

 

Agora, vamos para um exercício simples: pegue uma folha em branco e coloque todas as coisas que você quer para o futuro. Lembre-se de colocar tanto coisas profissionais, como o tipo de emprego que quer ter, quanto as pessoais e materiais, ta? Após ver o que você quer, pense no que você precisa fazer. Por exemplo, se você que ser advogado (a), precisa entrar em um curso de direito e, para realizar o curso precisa ou estudar para ganhar uma bolsa ou ter uma renda para pagar seu curso. Após fazer esse exercício, você já terá uma base para seu projeto de vida e conseguirá montar um plano mais detalhado e também adaptado à sua realidade. 

 

Já te demos as dicas para começar seu projeto de vida, agora depende de você! Bora construir o futuro?

 

 

(link da imagem estática: https://unsplash.com/photos/XrSzacdYbtQ)

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados