Estudar / Vida de Ensino Médio

5 Dicas de como mandar bem na apresentação

por PROA em Parceria com Centro Ítalo 22 de Junho de 2018

As apresentações finais das equipes do PROA chegaram ao fim e já já nós vamos receber novos alunos.

Por isso, em parceria com a Centro Ítalo, vamos te dá algumas dicas para ir bem em uma apresentação . Antes disso, dá o play e e  olha a Allana, PROA 2017, entrevistando as alunas que se formaram nessa semana. 

Pronto! Agora que você viu o vídeo da Allana, dá uma olhada nas nossas dicas! 

1) Prepare a fala

Geralmente as apresentações em público possuem um tempo determinado. Por isso, é importante que você treine algumas vezes para não falar rápido demais e sair atropelando parte do conteúdo ou causar confusão.

Fale devagar, de forma clara e com o tom de voz adequado, que não seja gritando e nem baixo a ponto de pedirem para você mais alto.

É fundamental que você fale com motivação para passar confiança para quem assiste, além disso, fale corretamente e evite usar gírias.

2) Tenha as informações na ponta da língua

Para você não correr o risco de esquecer alguma informação ou não conseguir responder alguma pergunta, é importante que você domine todo o conteúdo do trabalho. Não decore, entenda realmente aquilo que você irá apresentar e compreenda o ponto principal do projeto.

3) Responda todas as perguntas

Sempre depois das apresentações em público acontece uma sessão de perguntas. Independente do ambiente e do tipo de apresentação, você com toda certeza será questionado sobre os pontos fracos do trabalho ou aqueles que deixaram pontos em aberto. Para se sair bem evite ser monossilábico, responda sempre com firmeza para passar confiança e demonstrar domínio do assunto.

 4) Postura durante a apresentação

Muitas pessoas não prestam atenção na postura que mantém durante as apresentações em público, mas ela é muito importante. 

Gesticular de maneira excessiva e andar de um lado para o outro demonstra nervosismo e tira a concentração de quem está assistindo. Ficar com as mãos no bolso também não passa confiança.

Para se sair bem o ideal é ensaiar, treine o seu corpo e as suas gesticulações para que você consiga apresentar com êxito e olhando para todos que estão assistindo.

5) Por último, mas não menos importante a preparação dos slides: 

Quando você for montar sua apresentação tome cuidado para não encher de texto ou de imagens. Evite poluí-la, coloque apenas algumas palavras chaves. 

 

Ah! E olha o vídeo de agradecimento da  melhor aluna do PROA 2018.1, Sabrina Fontes!

Foi com emoção e foi bonito, né... :-)

Curtiu?! Acompanhe a gente e fique ligado que todo dia tem dicas e notícias novas para te ajudar a alavancar na sua vida!