PROA 4.0

O QUE É O PROA 4.0

O projeto PROA 4.0 tem como objetivo criar oportunidades para a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de acesso à educação profissionalizante em TECNOLOGIA de qualidade, construção de projeto de vida, orientação no início da carreira profissional, formação comportamental voltada ao mercado de trabalho, aumento do repertório cultural e prático, construção de projeto de vida e apoio na conquista do primeiro emprego.

330 jovens são selecionados por semestre, e iniciam um curso profissionalizante com ênfase em TECNOLOGIA e LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, totalmente gratuito, que atende às demandas do mercado de trabalho. Durante intensos seis meses presenciais, todos os dias, os alunos do PROA são estimulados a desenvolver competências comportamentais por meio de aulas dinâmicas, atividades, vivências corporativas, passeios culturais, visita a empresas, projetos de vida e trabalhos em grupo.

Após esse período de formação o PROA indica os jovens para oportunidades de trabalho de acordo com o seu perfil. Acompanhamos e orientamos os ex-alunos do instituto em seus primeiros contatos com o mundo empresarial, facilitando sua adaptação ao primeiro emprego e auxiliando-os na construção de um plano de carreira. Esse acompanhamento tem duração de 3 (três) anos após o curso.

INSCREVA-SE AQUI
O QUE É O PROA 4.0

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo do PROA busca jovens de acordo com o perfil - jovens da escola pública, entre 18 e 20 anos – e que tenham vontade de seguir uma jornada de estudo e trabalho para alavancar sua vida profissional através da TECNOLOGIA.

INSCREVA-SE AQUI
PROCESSO SELETIVO

DESENVOLVIMENTO

A área de desenvolvimento pedagógico do PROPROFISSÃO é dividida em quatro núcleos: O técnico, que prepara o jovem para as atividades básicas de qualquer vaga de entrada no mercado de trabalho e conta com um módulo em TECNOLOGIA certificado pelo SENAC; O comportamental, que desenvolve no jovem as competências sócio-emocionais para conquistar e manter sua posição no mercado de trabalho, projetos de vida, autoestima, autoconhecimento e gestão de vida; o Cultural, que proporciona experiências práticas que enriqueçam o repertório cultural dos jovens; e, o Prático, que faz o jovem desenvolver suas competências para a vida na prática, com diversas atividades como simulações de entrevista, visitas a empresas, projeto integrador em grupo, etc

DESENVOLVIMENTO

NÚCLEO TECNOLOGIA - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Desenvolve as competências técnicas do aluno por meio de trabalhos em grupo, vivências corporativas, projetos e atividades, contando com um módulo em LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO e TECNOLOGIA certificado pelo SENAC. Os jovens formados pelo projeto saem preparados para atuar como DESENVOLVEDORES.

NÚCLEO TECNOLOGIA - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

NÚCLEO COMPORTAMENTAL

Desenvolve as competências comportamentais, projetos de vida e o perfil profissional do aluno por meio de vivências e atividades relacionadas a autoconhecimento, propósito, carreira, projeto de vida e mercado de trabalho.

NÚCLEO COMPORTAMENTAL

NÚCLEO CULTURAL

Cultura e Educação, para o PROA, andam absolutamente juntas, por isso, através deste módulo, os jovens expandem o seu repertório cultural, vivendo experiências culturais novas em suas vidas. CinePROA, visita ao Centro da Cidade, Museus e diversas atividades estão dentro deste módulo.
NÚCLEO CULTURAL

EMPREGABILIDADE

Após o curso os jovens entram no programa de 3 anos de empregabilidade. Durante este período, são indicados para vagas de emprego como DESENVOLVEDORES, participam de encontros formativos, mentoring, e têm acompanhamento e orientação do PROA nas questões referentes à sua vida profissional e acadêmica.

EMPREGABILIDADE