10 dicas para bombar seu perfil no LinkedIn

Vem aprender a valorizar suas competências e encontrar oportunidades mais adequadas!

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Kenzo Hamazaki
Capa
 
    O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e, atualmente, conta com mais de 774 milhões de usuários cadastrados em mais de 200 países e cerca de 20 milhões de empresas; no Brasil, são 51 milhões de perfis cadastrados. E tem mais: 72% dos recrutadores usam o LinkedIn como principal canal para buscar e avaliar candidatos. Bacana, né? Mas em meio a tantas pessoas, como se destacar? Como valorizar suas competências e encontrar oportunidades mais adequadas ao que você procura?
   
    Com as empresas cada vez mais migrando para ambientes digitais, ter um perfil nessa rede é uma excelente oportunidade de fortalecer sua imagem profissional, criar conexões e, principalmente, ser visto.
     
    Como criar um bom perfil no LinkedIn?
     
    Qualquer pessoa pode ter um perfil nessa rede social, seja um iniciante ou um profissional mais experiente, mas não basta criar uma conta, preencher rapidamente as informações básicas e deixá-las ali. Ter um perfil bem estruturado e completo é fundamental para conquistar boas oportunidades.
   
    Para dar um “up” no seu perfil e um gás na sua carreira, separamos 10 dicas para ajudar você a criar um currículo completo na plataforma e impulsionar sua carreira.
   
     
    • 1. Escolha uma boa foto. A gente sabe que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Sua foto de perfil é seu cartão de visitas no LinkedIn, é a primeira impressão que o recrutador terá de você. O ideal é que você utilize uma foto de rosto atual, com fundo neutro e boa resolução. Procure sorrir e utilizar roupas que transmitam a mensagem profissional que você deseja passar para o recrutador.
       
    • 2. Adicione também uma imagem de fundo. Essa imagem também é responsável por atrair a atenção das pessoas na rede. Uma foto que retrate alguma habilidade sua, em que você esteja executando um trabalho, participando de algum evento corporativo, pode ser muito interessante. Fique atento às medidas e verifique se a foto não aparece cortada no perfil. Seja cuidadoso e detalhista!
     
  1. 3. Mostre que você está procurando uma oportunidade. Mas não faça isso no título – aquele campo que fica logo abaixo do seu nome! Não escreva “em busca de recolocação”, “desempregado”, “em busca do primeiro emprego” ou algo do tipo nesse espaço; O título é o espaço em que você deve colocar palavras-chave relacionadas a seu cargo, que descrevam sua função e sua atuação profissional. Lembre-se que ele é um dos campos que podem orientar o recrutador na hora do processo seletivo.
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    • 4. Complete seu perfil. Quanto mais informações você incluir no seu perfil, mais fácil você será encontrado por um recrutador. Cuide muito bem, principalmente, das informações que aparecem no topo da página, utilizando palavras-chave que comuniquem claramente seu objetivo e o que você tem a oferecer.
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      • 5. Não deixe o “Sobre” em branco. Nessa seção, você conte quem é você profissionalmente, suas habilidades e competências. Utilize esse espaço para conquistar o recrutador, contando uma história verdadeira e inspiradora que inclua o seu propósito, o que te move, suas aspirações, conquistas e até mesmo projetos pessoais que considere relevante para o recrutador. Pode levar um pouquinho de tempo até você ter o texto final, mas não se preocupe: faça rascunhos até chegar a sua melhor versão!
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        • 6. Vá além da descrição das informações educacionais e profissionais. Além de incluir os cursos que já fez ou está fazendo, e as empresas pelas quais passou, especifique bem a função que desempenhou em cada local. Se possível, inclua também links e arquivos com projetos, certificados, vídeos, imagens, apresentações que você tenha executado.
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          • 7. Fale sobre seus trabalhos voluntários. Depois de incluir suas licenças e certificados, não esqueça de acrescentar também os trabalhos voluntários que já realizou. Muitas empresas consideram um diferencial esse tipo de ação, que pode fazê-lo crescer e se desenvolver ainda mais.
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            • 8. Adicione suas competências. Nesse campo, utilize palavras que definam os conhecimentos técnicos, como ferramentas e tecnologias, competências interpessoais, idiomas e outros. Lembre que há um número limitado de competências para serem incluídas, por isso escolha bem!
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              • 9. Dê e peça recomendações. As recomendações podem ajudar você a se destacar ainda mais em meio aos profissionais que estão na rede. Procure pessoas com quem você trabalhou ou estudou e troquem recomendações!
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                • 10. Interaja, comente e compartilhe conteúdo. Sabe aquele ditado que diz “Quem não é visto não é lembrado”. Ele é verdadeiro, especialmente no LinkedIn. Mostre que está na rede conectando-se a pessoas relevantes e mantenha contato com elas por meio de comentários, curtidas e reações. Siga perfis de empresas do seu interesse para ser notificado sobre vagas e saber mais sobre elas, compartilhe conteúdos que achar relevante e, se achar interessante, produza seus próprios artigos e posts – fique atento ao português nesses casos!