5 alimentos bons para o cérebro

No dia a dia, deixar a junk food de lado e inserir alimentos saudáveis pode fazer toda a diferença para o seu corpo.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Quem não gosta de um salgadinho, uma bolacha recheada, um refrigerante geladinho ou cheeseburger bem gostoso, não é mesmo? Todo mundo gosta e não há mal nenhum em consumir esses alimentos eventualmente, mas, no dia a dia, deixar a junk food de lado e inserir alimentos saudáveis pode fazer toda a diferença para o seu corpo – inclusive para o seu cérebro!

 

Comer alimentos saudáveis não tem a ver apenas com manter o peso, fazer dieta, mas também com nossos sentimentos, raciocínio, humor e outros aspectos ligados à saúde cerebral. Muitas vezes, substituímos alimentos saudáveis pelas chamadas comfort foods, aquelas que dão um “quentinho no coração”, como doces, chocolates, pizza, mas, embora esses alimentos sejam realmente saborosos, eles costumam conter grandes quantidades de açúcar, gordura, carboidratos e sal.

 

Uma dieta saudável e equilibrada pode trazer diversos benefícios para o seu cérebro, por isso, para te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis, listamos 5 alimentos bons para sua saúde cerebral:

 

1. Folhas verdes escuras: se você é do time que não come verduras, é melhor lembrar do conselho da mãe e começar a comer! Alimentos como espinafre, brócolis, couve, entre outros têm um mix de substâncias, como a luteína, boas para a memória e o raciocínio. Couve, rúcula e brócolis, por exemplo, são ricos em ácido fólico, uma vitamina que protege sua massa cinzenta. Se você não gosta de salada, experimente em sucos, mas não deixe de comer.

 

2. Peixes: salmão, atum, sardinha são algumas espécies ricas em nutrientes, como magnésio, ômega 3, vitamina B6 e B12, e fósforo, que facilitam o aprendizado e melhoram a memória. Consumir esses alimentos pelo menos duas vezes na semana, com certeza, vai deixar seu cérebro muito mais potente!

 

3. Abacate: essa fruta, rica em nutrientes do complexo B e magnésio, é excelente para a memória. Sua polpa concentra substâncias importantes para a proteção do cérebro, bem como para uma melhor concentração e aprendizado. Se você faz dieta para emagrecer e se preocupa porque acha que o abacate é muito gorduroso, fique tranquilo: são gorduras boas, só não vale exagerar no consumo!

 

4. Suco de uva: o suco de uva 100% integral é rico em proteínas e polifenóis que estimulam a conexão dos neurônios, protegem o cérebro contra os danos causados pelos radicais livres e ajudam a melhorar a capacidade cognitiva. Mas só vale se o suco for 100% integral mesmo!

 

5. Nozes: quem disse que a gente só tem que comer nozes no Natal? A oleaginosa possui fibras solúveis e ácidos-graxos do tipo ômega 3 que ajudam a reduzir o estresse, a fadiga e o cansaço mental causado por uma rotina corrida e desgastante como a de todos nós.

 

Bom, se você achou que a lista é boa, mas falta aquele alimento que vai aquecer seu coração, aqui vai uma dica extra: o chocolate amargo ou cacau é rico em flavonoides, catequinas e epicatequinas, o que significa que ele reduz os danos cerebrais e estimula a oxigenação do cérebro. Assim, melhora a aprendizagem e o processamento de informações visuais, além de prevenir contra o declínio da memória. E como ele contém triptofano, acaba por aumentar a produção de serotonina no cérebro, promovendo a sensação de bem-estar que buscamos nas comfort foods, mas de maneira mais saudável.