5 Dicas práticas para proteger seus dados

Será que suas informações pessoais estão protegidas? Que tal tomar algumas atitudes para proteger seus dados?

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa

Você já deve ter ouvido falar em vazamento de dados... algum conhecido ou você mesmo teve o WhatsApp clonado... comparam algo com o cartão do seu pai... invadiram suas redes sociais... Será que seus dados estão protegidos? Ou melhor, existe alguma forma de proteger seus dados para evitar passar por esse tipo de situação?

 

A resposta é sim, dá para se proteger para evitar esse tipo de situação e vamos te mostrar como com 5 dicas. Confira!

 

  1. Cuidado com a privacidade em suas redes sociais: a gente sabe que você gosta de postar sua rotina, seus amigos e outras informações importantes, mas você sabia que nem todos os stalkers são seus crushes? Alguns podem ser pessoas mal-intencionadas, por isso o ideal é redobrar os cuidados com a sua privacidade. Se não quiser ter o perfil mais restrito, evite publicar conteúdos que contenham informações muito sensíveis sobre você, como número de celular, fotos de documentos. Além disso, sempre que possível, faça uma revisão em seus seguidores e, se for preciso, faça uma limpa, para ser seguido apenas por amigos ou pessoas confiáveis. Se você prefere mais privacidade, desative a marcação automática em fotos e desabilite dados de localização.
  2.  

  3. Todas as suas senhas são a data do seu aniversário? Temos dois erros aí: senhas óbvias como a data do seu aniversário, o nome do seu cachorro ou outras muito fáceis são um prato cheio para quem deseja acessar seus dados, elas serão as primeiras opções a serem testadas. Além disso, apesar de ser mais fácil utilizar uma mesma senha para tudo, utilizar o mesmo acesso facilita a ação de hackers. O ideal é que você crie senhas exclusivas para cada acesso, combinando nove ou dez letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos especiais.
  4.  

  5. Não utilize perfis de e-mail e redes sociais para fazer login em outros sites: apesar de ser mais fácil e rápido, ao fazer isso você permitirá que o site acesse suas informações pessoais que estão disponíveis no e-mail ou na rede social. A recomendação é sempre fazer o cadastro tradicional completo no site para acessá-lo.
  6.  

  7. Verificação em duas etapas ou em dois fatores. Ativar! Você já deve ter visto essa opção no seu e-mail, no WhatsApp ou no Instagram e talvez tenha até ignorado. Mas sabia que, ao ativar a verificação em duas etapas, você inclui uma camada extra de proteção e dificulta o acesso de invasores a suas contas? Isso acontece porque, mesmo que um hacker tenha acesso a suas informações, ele precisará de códigos de autenticação que serão enviados apenas para o seu aparelho de celular.
  8.  

  9. Cuidado com as redes de wi-fi públicas: apesar de serem uma alternativa gratuita e muito boa, alguns criminosos criam redes públicas falsas dando a eles a chance de roubar senhas e informações pessoais a partir do seu login. Para evitar que isso aconteça, nunca se conecte a uma rede wi-fi desconhecida.
  10.  

Há ainda outras formas de se proteger, como não salvar dados do seu cartão de crédito em nenhum site ou app e rever as permissões dos aplicativos do seu celular. Se você ainda não tomou nenhuma dessa atitudes isso, que tal fazer isso agora para se proteger?