Como chamar a atenção dos recrutadores em 5 passos?

Descubra quais são os fatores que podem impedir que seu currículo chame a atenção dos recrutadores.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Você sabia que há diversos fatores que podem impedir que seu currículo chame a atenção dos recrutadores? Na hora de selecionar, os responsáveis pelo processo buscarão não só uma boa formação, experiências nas melhores empresas, mas algumas características únicas que só você pode desenvolver. Quer saber quais?
     
  1. 1. Vá além do que você sabe fazer bem: sua experiência e sua formação provam que você é bom no que faz, mas o que o torna diferente? Será que você tem alguma competência que trará vantagens para a empresa ou ela está há tanto tempo dentro de uma caixinha que você nem lembra mais? Pense nisso e, se for preciso, procure cursos para desenvolver novas competências, como criatividade, redação, comunicação verbal, liderança, entre outras.
  2.  
  3. 2. Mostre que desenvolveu projetos impactantes, independente de onde trabalhou: seja numa empresa pequena ou numa multinacional, seja ao longo de um ano ou um mês, que transformações você conseguiu provocar por meio dos projetos que desenvolveu ou fez parte? Pense desde mudanças em processos de trabalho, economias financeiras, ações e feedbacks para equipes, enfim todos os desafios superados e soluções encontradas podem ser destaques em sua carreira. Ah, e se você contou com o apoio de outras pessoas, deixe isso claro, informando exatamente qual foi seu papel, ok? Não precisa mentir!
  4.  
  5. 3. Para cada oportunidade, faça um currículo: observe bem o que escreveram no anúncio da vaga, as palavras utilizadas e tente adaptar seu currículo seguindo a mesma linha e estilo de texto. Deixe de fora o que você acredita que não agregará valor para aquela vaga e inclua o que acredita ser mais interessante para a empresa.
  6.  
  7. 4. Demonstre sua capacidade de relacionamento: saber lidar com diferentes perfis de pessoas e situações estressantes pode ajudar você a se destacar. Mostre isso ao recrutador contando algum momento em que isso aconteceu e você conseguiu resolver de maneira tranquila e amigável.
  8.  
  9. 5. Use o LinkedIn com sabedoria: mantenha seu perfil em dia, conecte-se com pessoas que te inspiram, curta e comente posts com que você se identifique sem exagerar, compartilhe suas ideias e valores para que as pessoas possam conhecer melhor o que você busca.
  10.  
Com essas dicas simples, é possível despertar o interesse de recrutadores e fazer com que eles te enxerguem como um recurso humano com potencial para ir além.