Como se dar bem na escolha de um curso EAD?

A demanda por cursos on-line aumentou significativamente e uma grande variedade de opções de cursos também surgiram.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa

Com a pandemia, a demanda por cursos on-line aumentou significativamente – segundo pesquisa da Udemy, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 425%! – e, da mesma forma, uma grande variedade de opções de cursos também surgiram.

 

Em meio a tantas opções, muitas dúvidas podem surgir e escolher um bom curso EAD pode se tornar uma tarefa complicada, já que ainda estamos nos adaptando a esse formato e nem sempre sabemos quais pontos devem ser considerados na hora de escolher.

 

Uma boa dica para começar essa busca é avaliar bem a grade do curso que deseja fazer. Veja sobre o que é o curso, quantos e quais são os módulos, qual é a duração das aulas, dos módulos e do curso, se há algum certificado no fim da jornada e outras informações que julgar relevante. Lembre-se que os temas que serão abordados nos módulos do curso devem estar de acordo com as suas expectativas e seus interesses, por exemplo: se você deseja fazer um curso para melhorar sua comunicação verbal em inglês, o ideal é que a grade seja focada na expressão oral, não em gramática, ok?

 

Há diversos formatos de aulas e esse é um fator que pode fazer muita diferença na sua decisão e no seu aprendizado. Algumas pessoas preferem aulas ao vivo com o professor; outras preferem que os módulos sejam gravados, assim é possível assistir às aulas de acordo com a sua agenda. Alguns cursos oferecem material de apoio e exigem entregas de trabalho e outras atividades; outros podem oferecer apenas material de apoio, sem a necessidade de avaliações. Analise bem o que atende melhor suas necessidades nesse sentido: às vezes, devido às demandas do trabalho, da faculdade e outras, a melhor opção é um curso gravado; outras pessoas precisam do professor para se sentirem mais confiantes e seguras para dar andamento ao curso.

 

Se possível, veja quem são os professores de cada curso para entender sua área de especialização, sua experiência no mercado e até mesmo seus métodos de ensino e avaliação. Isso vale tanto para aulas ao vivo como para aulas gravadas. Já imaginou uma aula gravada com um professor confuso, sem a possibilidade de fazer perguntas durante a explicação? Professores com experiência no mercado podem trazer insights e tendências que você ainda não conhece e fortalecer seu networking, possibilitando até oportunidades de trabalho. Pense nisso!

 

Além desses fatores, um aspecto importante que preocupa muitos alunos e deve ser avaliado é o suporte. Ao contrário do presencial, em que você consegue tirar dúvidas com o professor antes, durante e depois da aula, nas modalidades virtuais, às vezes, isso pode ser um pouco mais difícil. Para não ficar na mão, certifique-se de que o curso oferece plataformas com espaço para dúvidas e tutores preparados para solucionar questões e apoiar alunos. Alguns cursos oferecem mentorias para alunos que desejam mais orientações sobre determinados temas, mercado de trabalho, portfólio e outros assuntos. Além de ser uma boa oportunidade de aprendizado, é também uma excelente maneira de estreitar contatos!

 

Que tal começar a buscar um curso on-line pra você agora mesmo?