Conheça as profissões que estarão em alta em 2022

Saber onde apostar é fundamental para um jovem em início de carreira.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Kenzo Hamazaki
Capa
 
  • Passamos por um longo período de demissões em massa e perda de emprego durante a pandemia. Em 2021, vimos algumas melhorias acontecerem e alguns números serem recuperados graças à abertura de mais postos de trabalho. Mas, mesmo diante de um cenário mais animador, economistas preveem que a taxa de desemprego continuará em torno de 13%. Isso acontece porque, apesar de mais pessoas estarem empregadas, com a retomada da economia, mais pessoas começaram também a procurar emprego.
   
  • Diante de um cenário como esse em que mais trabalhadores estão voltando a buscar uma oportunidade de emprego, saber onde apostar para se posicionar melhor no mercado de trabalho pode ser fundamental, principalmente para o jovem em início de carreira.
   
  • Áreas profissionais promissoras para 2022
   
  • Com a transformação digital cada vez mais acelerada, as profissões da área de tecnologia continuarão em alta em 2022, e as carreiras ligadas à transformação digital e inovação prometem se destacar.
   
  • Se em 2021, a preocupação era levar empresas tradicionais para o ambiente digital, em 2022, o objetivo é melhorar sua presença no digital. Nesse sentido, profissões como coordenador de mídias e especialista em SEO prometem ganhar relevância no mercado.
   
  • A área de tecnologia é uma das que mais vem crescendo e acredita-se que, a partir de agora, ela crescerá 12% ao ano. Nela, estarão grandes oportunidades para quem está em busca de um emprego, e a boa notícia é que as vagas são para todos os níveis e funções: desenvolvedores front e back-end, mobile, analistas de testes de software, analista de BI, gerente de projetos (PMO), entre outros profissionais serão bastante requisitados.
   
  • Segundo a Forbes, desenvolvedores e profissionais que sabem utilizar códigos, como o Java, que os jovens PROANOS aprendem em nossos cursos, terão boas oportunidades para começar: muitas empresas estão recrutando jovens profissionais que ainda não têm uma graduação na área, mas que já desenvolveram essa competência técnica, seja por meio de cursos on-line ou de formação, como os oferecidos pelo PROA.
   
  • Além disso, especializar-se em um nicho pode trazer ainda mais oportunidades; é o caso, por exemplo, de desenvolvedores de software e agrotechs, que são aqueles profissionais que possuem competências técnicas em programação, mas com uma expertise a mais: entender um pouco do mercado de agricultura e pecuária. Quem imaginaria que o agronegócio abriria suas portas para esse tipo de profissional, não é mesmo?
   
  • Atrás da área de TI e impulsionada por esse momento mais digital em que estamos vivendo, outra área que vem se destacando é o marketing, especialmente no que diz respeito às soluções digitais. Profissões como analista de marketing digital, analista de marketing e product marketing manager também estão abrindo suas portas para profissionais dos mais diversos níveis.
   
  • Outro setor que vem ganhando relevância é o financeiro. Segundo a Forbes, espera-se um crescimento de 15% nas carreiras dessa área nos próximos anos. O setor tem contratado cada vez mais profissionais ligados ao planejamento, expansão e redução de custos, e está se transformando num mercado competitivo que requer profissionais preparados e, principalmente, com os olhos voltados à inovação, característica inerente ao jovem, que traz em si um perfil criativo e inovador.
   
  • As oportunidades estão surgindo nas mais diversas áreas e, todos os dias, novos profissionais bem-preparados e cheios de vontade de fazer acontecer saem para realizar seus sonhos batendo à porta de empresas privadas em busca de uma chance. Jovens, que tiveram perdas importantes, como a renda e a oportunidade de continuar os estudos, agora, veem o mercado voltar a se abrir e conseguem enxergar ali novas perspectivas para voltar a sonhar. Nesse sentido, cabe a toda a sociedade acolhê-los para ajudá-los a dar um primeiro passo em direção à concretização de seus objetivos para que possam ver suas vidas transformadas.