Por que é tão importante ter um trabalho?

Ter um trabalho desenvolve habilidades e experiências para toda a vida. Veja alguns exemplos!

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
    Quando você leu o título desse texto, pode ter pensado: “mas que pergunta óbvia! Ter um trabalho é importante porque é o que vai me proporcionar estabilidade financeira e me levar a conquistar coisas que sempre sonhei”.
 
    É claro que ter uma renda que traga a tão buscada independência financeira é importante, assim como ter assistência médica, plano de carreira e aposentadoria.... Mas será que é só isso? Claro que não! Nem pode ser...
 
    Ter um trabalho é uma maneira de desenvolver habilidades e experiências que irão acompanhá-lo por toda sua vida pessoal e profissional, mesmo que você mude de carreira. Quer ver alguns exemplos?
 
    Socialização ou o famoso networking: é uma oportunidade única de se relacionar com pessoas dos mais diversos perfis, podendo aprender mais e se sentir mais conectado à sociedade.
 
    Habilidades: é sua chance de desenvolver novas habilidades, como organização, trabalho em equipe, liderança, entre outras.
 
    Realização: é uma boa forma de alcançar objetivos pessoais ou profissionais.
 
    Diante de tudo isso, é importante que você pare, reflita sobre seu emprego e, sempre que possível, questione-se: quão satisfeito você está? Como você se sente em relação a seu trabalho? Você sente prazer em sair de casa todos os dias para trabalhar? Você se sente realizado?
 
    Trabalhar é importante para dar sentido e propósito à sua vida, por isso fazer essa reflexão é uma forma de identificar se você está mesmo no lugar certo, se está mesmo apaixonado pelo que faz. Obter sucesso na carreira pode estar – e está – além da renda; existem muitas razões para você se realizar, como melhorar suas habilidades, obter mais tempo livre para preencher com o que te satisfaz pessoalmente, conectar-se com um propósito...
 
    O que te faz feliz: um benefício financeiro ou se sentir realizado? Reflita sobre seus valores e o que mais importa para você sempre!