Por que você quer trabalhar aqui?

Apesar de bem comum, essa pergunta gera um grande nervosismo no momento, então o preparo é essencial.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
O que vem à sua cabeça quando essa pergunta surge no meio da entrevista de trabalho? Como você reage? Fica paralisado? Gagueja? Não sabe o que responder? Ou tem sempre a resposta na ponta da língua?

 

A reposta para essa pergunta pode ser determinante para sua contratação. Apesar de ser um pouco estranha, ela é uma forma de os recrutadores terem certeza de que você quer trabalhar em determinada empresa e de entender se o seu perfil se encaixa à equipe, à vaga e à empresa. Afinal, quanto mais alinhado o candidato estiver aos valores, à missão e ao propósito da empresa, maior é a produtividade e mais tempo o colaborador permanece na empresa.

 

Mas como respondê-la? A menos que esse seja seu emprego dos sonhos, a resposta “porque preciso pagar minhas contas” pode ter passado pela sua cabeça, mas existem outras formas mais elegantes de responder e nós vamos te ajudar!

 

Para dar a melhor resposta para o recrutador, você vai precisar conhecer um pouco melhor a empresa e você mesmo. Para isso, comece fazendo uma pesquisa em sites, Google, redes sociais, portais de notícias e outras ferramentas para entender o que ela faz, como ela é vista no mercado, qual é o seu posicionamento, quem são seus líderes, quanto tempo os funcionários costumam ficar na empresa, existência de plano de carreira. Muitos sites já trazem a visão, propósito e missão, o que pode ser uma boa forma de entender se seus pensamentos estão alinhados com os da empresa. Coloque seu lado stalker em ação!

 

Pense também em você: quais são seus valores, seus desejos, objetivos, seu propósito, o que você está buscando. Avalie como suas aspirações, seus ideais e outros aspectos estão alinhados aos da empresa. Você tem uma visão mais sustentável? Será que a empresa também tem a sustentabilidade entre seus valores? 

 

Lembre-se de que quanto mais personalizada for sua resposta, mais você demonstra que conhece a empresa e quer fazer parte dela. Respostas genéricas, como “Porque é uma boa empresa”, ou “Porque eu gosto da marca”, entre outras não demonstram muito seu interesse e te deixam mais distante de conquistar a vaga.

 

Depois dessa pesquisa, uma boa prática é escrever algumas possíveis respostas, elencando pontos fortes que possam ser incluídos para que as informações fiquem mais frescas em sua mente.  Mas lembre-se de que você deve ser o mais natural e transparente possível! Não vá uma resposta pronta ou decorada. Além disso, não fale sobre o salário ou os benefícios. Por mais atraentes que eles possam parecer, a afinidade com a empresa deve sempre ser colocada em primeiro lugar.

 

Agora que vocês já têm as dicas, que tal pensar nas possíveis respostas que você daria para uma entrevista na empresa dos seus sonhos?