Posso trabalhar de pijama, já que estou em casa?

O home office dá mais autonomia e flexibilidade, mas é preciso que cada um da equipe seja capaz de manter seu profissionalismo

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Funcionários aparecendo de pijama ao ligarem a câmera sem querer, gato subindo no teclado, crianças interrompendo reunião, microfone aberto e o barulho da reforma do vizinho vazando... quem nunca passou por uma situação dessas no home office, não é mesmo?  

 

Da mesma forma como há uma série de regras no trabalho presencial, o home office também exige certa etiqueta. Ainda que você esteja trabalhando em um ambiente menos formal, você não deve – e não pode – parecer menos profissional. É preciso se preocupar com a imagem que está transmitindo, pois ela é a melhor forma de mostrar que você está realmente levando seu trabalho a sério, ainda que seja num ambiente mais livre. 

 

Agora, vamos voltar à pergunta inicial: você iria trabalhar de pijama, se fosse presencial? Claro que não! O ideal é vestir-se adequadamente, de forma simples e confortável, de acordo com o momento. Assim, você não passa a impressão de despreocupado e pode até mesmo ver sua autoestima aumentar. 

 

As reuniões parecem ter triplicado no home office, por isso é importante que você organize bem sua agenda para não perder nenhum horário e estar preparado para todas elas, afinal é muito desagradável marcar uma reunião ou ser convidado para uma, mas não aparecer. Tente também deixar a câmera aberta, se a internet permitir, assim os participantes podem ver melhor com quem estão falando. E por falar em câmera aberta, cuidado com o enquadramento: você está em casa e não é preciso mostrá-la para todos, por isso tente fazer um enquadramento mais fechado ou procure um local com parede branca; caso opte por um fundo de tela, seja o mais neutro possível. 

 

Assim como você deve cuidar do seu look, é preciso ficar atento também à linguagem que utiliza. Reuniões on-line são muito similares às presenciais, portanto, piadas, gírias, assuntos que não fazem parte do seu ambiente profissional devem ser evitados. Lembre-se: todos estão com as agendas cheias de reuniões, quanto mais assertivo e direto você for, melhor. 

 

É muito importante também que você esteja on-line e disponível durante todo seu horário de trabalho, seja para responder mensagens, e-mails, atender ligações, estar nas reuniões... Às vezes, o trabalho remoto dá a sensação de que algumas coisas podem esperar você fazer um bolo para o lanche da tarde, tomar um solzinho de manhã, mas quanto mais eficiente você for e maior for a sua disponibilidade durante seu expediente, menores serão as chances de deixar um líder esperando uma resposta por muito tempo ou de ficar trabalhando depois do horário – algo que tem se tornado muito comum atualmente. Aqui, cabe uma regra importante de etiqueta: respeitar o horário do expediente deve ser fundamental para você e para os outros, e isso significa não enviar mensagens ou ligar depois do horário de encerramento de suas atividades. A gente sabe que muitos líderes e gestores não respeitam essa regra, mas ela é importantíssima, afinal trabalhar em casa não é sinônimo de estar disponível o tempo inteiro. 

 

O home office dá mais autonomia e flexibilidade, mas é preciso que cada um da equipe seja capaz de manter seu profissionalismo, a responsabilidade e o foco nas entregas e nos resultados. Ter um comportamento adequado trará benefícios para você e sua empresa. 

 

Vale deixar uma dica final:  quando estiver em dúvida se está tendo um comportamento ideal, para e se questione “Eu faria isso se estivesse no escritório?”. Se a resposta for negativa, não faça!