Que tipo de líder é você?

Descubra seu estilo de liderança: democrático, delegativo, transformacional ou autoritário.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Quando te fazem essa pergunta, o que vem à sua mente? Será que você pratica uma liderança próxima de sua equipe, colaborativa? Ou você prefere delegar e deixar seu time se desenvolver sozinho? Ou você tem um outro perfil?    Falar em liderança é falar em diversidade de estilos e tendências. Cada líder tem um perfil que, muitas vezes, se aproxima de sua personalidade e reflete tendências da sociedade e do mercado. Líderes são capazes de interferir no desempenho de indivíduos e equipes, impactando todo o ambiente de trabalho e até mesmo os resultados, por isso saber identificar seu tipo de liderança pode ser fundamental para descobrir se esse estilo está mesmo alinhado com os objetivos da empresa.    Conheça alguns tipos de liderança e veja se você se identifica com algum perfil: 
     
  1. Líder democrático ou participativo: esse perfil é o mais buscado atualmente porque se difere dos perfis centralizadores que costumamos ver nas empresas. Trata-se de uma liderança que envolve e incentiva seu time em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa. O líder democrático é uma espécie de orientador, que incentiva seu time a buscar as soluções, coordenando e sugerindo ideias. Se você é um bom ouvinte, valoriza a ideia de outras pessoas, é flexível, racional e um bom mediador, provavelmente você é um líder democrático, mas lembre-se: você é o líder, então haverá momentos em que a decisão e a responsabilidade deverá ser só sua! 
 
  1. Líder delegativo ou laissez-faire: esse perfil é de um líder que costuma delegar as tarefas para o seu time, deixando-os à vontade para fazer o que precisa ser feito, sem intervir. Dando autonomia e ferramentas para o seu time trabalhar, o líder delegativo mostra que tem total confiança em seus colaboradores, mas está pronto para assumir o controle se for preciso. Esse estilo de liderança costuma funcionar bem com equipes altamente qualificadas, capazes de atuar sem a necessidade de suporte o tempo inteiro, assim promove um ambiente de trabalho mais leve e criativo. Só é preciso ficar atento para não passar a falsa impressão de uma liderança desorganizada e enfraquecida! 
 
  1. Líder transformacional: esse perfil é de um líder que busca motivar a equipe a partir das tarefas por meio da comunicação e da motivação, como se fosse um coaching focado nas metas da empresa. Assim, a liderança transformacional respeita e incentiva a equipe, é inspiradora, conhece muito bem as necessidades da empresa e valoriza o desafio intelectual colocado para a equipe. Por ser uma liderança mais focada no quadro geral, é importante ficar atento para não deixar detalhes que também são importantes passarem despercebidos.  
 
  1. Líder autoritário: ao contrário dos outros tipos de liderança, essa é mais centrada no líder, que é confiante e costuma tomar decisões rapidamente e sozinho ou com pouca participação do time. Uma liderança autoritária não abre espaço para a participação da equipe, mas explica seu raciocínio ao time. Dessa forma, cria uma equipe dependente da liderança e pode provocar conflitos entre os membros do time devido à insegurança. 
  2.  
Esses são apenas alguns tipos de liderança mais comuns, mas há uma série de outros tipos com os quais você pode se identificar. Seja qual for o seu estilo de liderança, sua principal responsabilidade é definir um objetivo claro e ter uma visão inspiradora que motive seu time a atingir esse objetivo e as metas do negócio da sua empresa, sempre lembrando que você está lidando com seres humanos, que precisam ser respeitados em suas diferenças. Assim, você conseguirá convencer todos a entrarem no mesmo barco que você para navegarem juntos para um resultado de sucesso.