5 dicas para sua equipe se adaptar melhor às mudanças

O tempo passa rápido, o que ontem era atual, hoje não é mais, e cabe a nós acompanharmos.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Desde o começo de 2020, temos visto o tempo passar cada vez mais rápido, trazendo mudanças frequentes: o que ontem era atual, hoje não é mais, e cabe a nós acompanhar tudo isso. Seja para crescer, simplificar operações ou melhorar a experiência do colaborador e de seus clientes, as incertezas em relação ao presente e ao futuro que vieram com a pandemia trouxeram também a necessidade urgente de adaptação rápida.

 

 

Nesse sentido, ser resiliente e flexível se tornou pré-requisito para qualquer posição em qualquer processo seletivo. Mas nem sempre é fácil transformar um ambiente de trabalho tradicional, que tem por padrão ser rígido, com processos já estruturados e difícil de ter fluxos alterados.

 

 

Muitos líderes encontram dificuldades em criar uma cultura na própria empresa que estimule a rápida adaptação e a pergunta que vem à mente nesse momento é: como nos adaptar a um mundo imprevisível e fazer com que nossas equipes estejam alinhadas e se articulem rapidamente para se adequar a novos cenários e novas necessidades em tão pouco tempo?

 

 

Adaptar-se é muito mais do que mudar a forma de trabalhar de uma equipe, mas envolve um espectro de mudanças de comportamento, quebra paradigmas, repensar planos e estratégias, e, principalmente, aumentar a flexibilidade.

 

 

Confira algumas dicas que poderão ajudar sua equipe a se adaptar melhor às mudanças que estão ocorrendo todos os dias!

 

 

1.     A boa e velha máxima “Seja a mudança que você quer ver” pode dar um bom direcionamento para ajudar sua equipe a se adaptar melhor aos novos cenários. Se você deseja que ela se torne mais adaptável, terá que ter esse perfil. Isso significa ser mais receptivo a novas ideias, agir rapidamente quando as condições mudarem e enxergar as mudanças e os desafios como oportunidades. Ou seja: lidere mostrando para sua equipe a importância e os benefícios de ser flexível.

 

 

2.     Pode parecer complicado manter as prioridades em um mundo em constante transformação, mas, para entregar resultados, sua equipe deve primeiro entender no que e para que finalidade precisa trabalhar. Todos devem estar alinhados com as expectativas para que possam voltar todo seu esforço para um fim predefinido, ou seja, independente do que aconteça, o objetivo deve permanecer o mesmo. Com uma meta traçada, é mais fácil ajustar e modificar os processos em torno dela.

 

 

3.     Em momentos de mudança, não há motivo para continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. É tempo de estimular a flexibilidade e a criatividade. Apostar em jovens talentos, como os jovens aprendizes, que costumam ser cheios de ideias e estar sempre abertos a experimentar, capacitando-os para trabalhar em soluções rápidas e inovadoras pode ser uma boa forma de apoiar a equipe e promover a transformação.

 

 

4.     Estimular um ambiente colaborativo, que promova a diversidade de pensamento, sem julgamentos, permitirá também que a sua equipe amplie horizontes e tente novas soluções, sem medo. Assim, todos têm a oportunidade de compartilhar ideias e se desenvolverem da mesma forma. Além disso, a colaboração muitas vezes gera insights que um indivíduo sozinho nem sempre consegue ter.

 

 

5.     Invista no jovem. Esse grupo de pessoas costuma estar sempre disposto a aprender e desenvolver novas habilidades. Traga-os para seu time e dê espaço para que saiam da zona de conforto, repensando processos, estudando tendências e desenvolvendo habilidades.

 

 

Ter uma equipe capaz de abraçar e se adaptar às prioridades que mudam com frequência em um mundo em constante transformação pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso atualmente, oferecendo mais possibilidades de bons resultados, não importa o que aconteça.