5 Dicas para ter uma postura positiva no trabalho

Ter uma postura positiva não só no trabalho, mas na vida, pode trazer diversos benefícios.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Como você reage diante de um problema no trabalho? E quando algum projeto dá errado? Você consegue colocar um sorriso no rosto mesmo diante de um chefe que te causa medo? Tenta ter pensamentos felizes mesmo estando insatisfeito com as tarefas que está executando? Essas são algumas formas de demonstrar positividade, mas é possível ir além dessa alegria superficial e promover uma visão mais otimista e esperançosa diante de projetos e atitudes que, às vezes, parecem difíceis de lidar.  

Ter uma postura positiva não só no trabalho, mas na vida, pode trazer diversos benefícios. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que veem o lado bom dos acontecimentos aumentam em 70% as chances de chegar aos 85 anos de idade. Isso acontece porque pessoas que enxergam a vida de forma mais otimista conseguem também ver a vida de forma mais ampla e com mais possibilidades. No trabalho, ter uma visão mais otimista pode ser essencial para os relacionamentos interpessoais e, principalmente, sua satisfação pessoal e desempenho.

 

Mas como ter essa postura positiva no trabalho de forma simples? Hoje, vamos te dar 5 dicas que podem ajudar.

 

1. Cerque-se de pessoas otimistas: nem sempre é possível escolher colegas de trabalho, mas procure afastar-se de pessoas que reclamam de tudo e olham para o trabalho de forma negativa, pois pode acabar se contaminando sem perceber. Conecte-se com quem gosta do seu trabalho, tem novas ideias para trocar e é capaz de conversar sobre assuntos que vão além do trabalho. Se for impossível se afastar das pessoas negativas, faça pausas e evite mergulhar em fofocas ou absorver dramas.

 

2. Cuide da maneira como se expressa: calma, não estamos falando de gramática! Pense sobre o peso das palavras que está dizendo. Se você, por exemplo, diz que o seu dia será “cheio de tarefas” pode parecer que você terá um dia cansativo, pesado; mas, se disser que seu dia será “cheio de oportunidades”, trará mais emoção, otimismo e potência para sua fala.

 

3. Não conte com uma fonte externa de positividade: ter uma atitude positiva não pode depender de outras pessoas; a positividade e o otimismo devem estar em você sempre. Tente pensar, por exemplo, numa frase que faça você se sentir mais seguro, numa música e repita sempre que sentir que sua positividade está caindo um pouquinho.

 

4. Relembre os pontos altos de cada dia de trabalho: tente relembrar, no fim do dia, de fatos simples que foram bons, momentos de sucesso, elogios que tenha recebido e anote-os. Esse exercício irá ajudá-lo a manter-se bem e otimista ao perceber que, por mais que sempre ocorra alguma coisa desagradável, também ocorrem muitas coisas positivas ao longo do seu dia. Você pode até se recompensar ao fim do mês por suas conquistas!

 

5. Olhe a longo prazo: diante de algo difícil, uma situação incômoda, busque olhar a situação de forma realista a longo prazo. Ao fazer isso, você constrói novos objetivos e os desafios parecem mais fáceis porque os resultados parecem maiores e mais emocionantes.

 

Há outras formas simples de enxergar o trabalho – e a vida – de forma mais otimista, como parar de reclamar, pensar de forma mais positiva, criar uma rotina para o seu dia, ser curioso e buscar novos aprendizados sempre e, principalmente, ser legal com outras pessoas e rir de si mesmo por mais difíceis que as situações pareçam.

 

Agora, faça um exercício: pegue essa lista e inclua também truques que você mesmo descobriu que te deixam mais otimista e positivo. Siga-os todos os dias no trabalho e em outras situações que julgar necessário. O hábito fará com que essas características passem a ser naturais em você, seja no trabalho como em sua vida pessoal. Experimente!