5 passos para parar de perder talentos

O que leva um talento a permanecer numa empresa? Leia agora!

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Kenzo Hamazaki
Capa
 
    Cada vez mais o capital humano tem sido valorizado no mundo corporativo, mas, em um momento em que a competitividade tem se tornado cada vez maior, contratar e manter bons funcionários numa empresa pode ser também um grande desafio.
       
       
      Reter talentos é uma estratégia em que planos de ação e políticas são adotadas para garantir que bons funcionários permaneçam na empresa por mais tempo. Para além do benefício de ter equipes mais produtivas, profissionais comprometidos e da criação de um ambiente de trabalho agradável, estão também a garantia de não perder capital intelectual e, principalmente, a responsabilidade social.
           
          Isso porque empresas que buscam manter seus talentos demonstram preocupação com o bem-estar dos que, de alguma forma, contribuem para seu negócio, reduzindo impactos negativos e melhorando sua imagem perante a sociedade.  
         
            O que leva um talento a permanecer numa empresa?  
           
              Antes de tentar identificar o que fazer para manter um talento na empresa, é preciso identificar o que faz com que ele peça demissão: dinheiro? liderança? falta de perspectivas? excesso de trabalho?  
             
                Uma pesquisa da Deloitte, feita em 2020, revelou que 42% dos trabalhadores procuram novos empregos quando passam a acreditar que não são mais valorizados por seu empregador e não enxergam mais progressão na carreira. Além disso, a mesma pesquisa mostrou que o salário é importante, mas não é o que faz com que um funcionário permaneça numa empresa.  
               
                  O segredo para a retenção de talentos estaria então no equilíbrio entre a valorização do trabalho e a qualidade de vida. Nesse sentido, ter estratégias e práticas que impactem positivamente o colaborador pode determinar a permanência e reduzir o turnover. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem apoiá-lo na retenção de talentos de forma que você conquiste colaboradores cada vez mais envolvidos e que se sintam verdadeiramente parte da organização.  
                 
                    1. Vá além do currículo: contratar pessoas apenas olhando para o currículo pode não ser a melhor opção. É preciso ir além, considerando também se “vai dar match” no quesito “fit cultural”, ou seja, se empresa e colaborador compartilham dos mesmos valores e interesses.  
                   
                      2. Seja uma empresa inclusiva e diversa: contratar pessoas diversas pode ser uma forma de criar equipes com diferentes olhares sobre um mesmo tema, mais colaborativas e produtivas. Um grupo de pessoas com diferentes perfis, como jovens-aprendizes, mulheres, PCD, 50+, LGBTQIA+, entre outros, oferecerá habilidades e experiências únicas que podem transformar um negócio.  
                     
                        3. Torne sua empresa um ambiente agradável: seu colaborador passa grande parte do dia presencialmente ou on-line na empresa, por isso manter um bom clima organizacional, com lideranças disponíveis para influenciá-los e apoiá-los, além de valorizar suas competências e habilidades, pode ser fundamental. Oferecer oportunidades de crescimento por meio de cursos, treinamentos e feedback contínuo também despertará o desejo de permanecer nesse ambiente.  
                       
                          4. Ofereça um bom plano de carreira: ao entrar numa empresa, normalmente, um colaborador pretende permanecer ali, especialmente os mais jovens, que ainda estão em início de carreira. Com um bom plano desenhado, o profissional vê à sua frente uma perspectiva de futuro, sabendo onde poderá chegar, seus desafios e os benefícios de se esforçar para que isso aconteça.  
                         
                            5. Promova a saúde mental: preocupar-se com o equilíbrio emocional, oferecendo um ambiente saudável que faça com que os colaboradores se sintam motivados e no qual possam equilibrar vida pessoal e profissional, sem estresse, excesso de trabalho ou outros fatores que provoquem desgaste físico e mental faz a diferença na hora de um colaborador decidir ficar ou não numa empresa.  
                           
                              Grandes empresas já estão agindo com o objetivo de reter talentos, realizando avaliações 360º, oferecendo cursos e treinamentos, quebrando tabus, eliminando estereótipos e preconceitos, apostando em benefícios inovadores e, principalmente, tornando-se mais inclusivas. Atitudes assim atraem profissionais jovens, muitos ainda em início de carreira, que veem ali uma oportunidade de se desenvolver e doar todo seu potencial.  
                             
                                Assim, enquanto, de um lado a empresa cumpre seu compromisso de responsabilidade social, vê índices de turnover reduzirem significativamente e reduz gastos trabalhistas, de outro lado, jovens em início de carreira cheios de energia engajam-se nos mais variados projetos da empresa, se desenvolvem e buscam metas e conquistas cada vez mais ousadas e desafiadoras, contribuindo para o sucesso da empresa.