A geração Z está chegando ao mercado.

Vem entender sobre o que eles buscam para sua vida profissional.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
 

Nascida entre 1997 e 2012, na era da internet e da evolução tecnológica, a geração Z é conhecida por estar constantemente conectada, ser inquieta e ansiosa, e, principalmente, por viver na instantaneidade, em que as coisas se tornam ultrapassadas muito rapidamente.

Agora, esse grupo de pessoas está chegando ao mercado de trabalho e é preciso estar preparado para suas expectativas, seus desejos e para um perfil de profissional diferente do que estamos acostumados.

 

Se até pouco tempo, profissionais buscavam estabilidade, plano de carreira e conformavam-se com um salário mediano, já que o importante era “ter um emprego”, agora estamos diante de profissionais que chegam às empresas com outros desejos. Mas o que quer a geração Z?

 

Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work dos Estados Unidos com mais de 32 mil funcionários de empresas pertencentes à geração Z de mais de 350 empresas, esse foi o top 4 dos desejos desse grupo: 

 
    1. Diversidade e inclusão: essa geração quer ser a mais diversa e inclusiva do mercado de trabalho. A pesquisa mostrou que cerca de 47% desses colaboradores se identificam como negros ou indígenas, um número bem superior às gerações anteriores. Isso significa que empresas devem estar preparadas para receber talentos diversos para que haja representatividade de todos os grupos, seja em termos raciais, como sexuais.
 
    1. Salários justos: se antigamente, em início de carreira, contentávamos com salários mais baixos, agora ficou diferente. Seja pela crise pela qual o mundo todo está passando ou mesmo pela valorização do trabalho, a geração Z busca melhores salários e condições que estimulem seu desenvolvimento na empresa, que sejam um reconhecimento de seu trabalho e possibilitem sua independência financeira rapidamente.
 
    1. Ambiente de trabalho saudável: a saúde mental está em alta e, diferente das gerações anteriores, a Z está preocupada em manter a sua em segurança, trabalhando em locais que sejam emocionalmente agradáveis. Considerada uma das gerações mais estressadas devido ao rápido crescimento global, acompanhado de instabilidades políticas, questões climáticas, guerras, preconceitos e até mesmo pandemia, a geração Z busca um empregador capaz de garantir que ela se sinta segura emocionalmente, seja por meio de folgas eventuais, horário de trabalho flexível, incentivo ao cuidado da saúde em geral, entre outros benefícios.
 
  1. Ver um significado especial no que está realizando: isso pode acontecer de várias maneiras, seja trabalhando em uma empresa com propósitos e valores alinhados às expectativas do jovem, seja vendo seu trabalho ser reconhecido, seja sendo considerado uma peça fundamental na engrenagem da empresa, não apenas um número, etc.
 

O Instituto PROA atua com jovens dessa faixa etária diariamente e, nesse sentido, pode afirmar que buscar saber mais sobre eles, lendo artigos, livros e conversando, sem preconceitos, nem estigmas, pode ser uma grande oportunidade de descobrir um talento que tem muito a acrescentar.

 

Para o empregador, nem sempre é fácil entender os desejos dessa geração, mas pode ser mais simples do que parece: é nas primeiras conversas, ainda no processo seletivo, que conseguimos saber se vai dar “match” entre a empresa e o candidato. Conversar e tentar entender o perfil de cada um que chega em busca de uma oportunidade, identificando suas características, suas aspirações e, principalmente, seus valores e seu propósito, pode ser um primeiro passo importante contratar e, acima de tudo, reter um jovem talento cheio de ideias inovadoras que podem transformar o seu negócio.

 

Está na hora de rever conceitos, não temos dúvida, e se preparar para as novas gerações que prometem revolucionar o mercado. Sua empresa está preparada?