Como receber bem um jovem inexperiente no trabalho remoto?

Algumas dicas podem ser muito úteis para que o momento da entrada do jovem na empresa seja mais tranquilo...

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa

Durante a pandemia de coronavírus, vimos o trabalho presencial ser transferido para o on-line. A partir de então, começaram a surgir processos seletivos e processos de on-boarding virtuais que estão sendo mantidos até hoje, quando o trabalho remoto está definitivamente consolidado.

 

Para profissionais mais experientes, o processo de entrar num novo trabalho virtualmente pode ser mais fácil, mas e para o jovem que está começando sua primeira experiência ou com pouca vivência no mercado de trabalho? Se no presencial, o jovem chega em seu primeiro dia de trabalho cheio de dúvidas, incertezas, sem saber ao certo como se comportar, o que e pra quem perguntar, imagine sua situação no ambiente virtual, por vezes distante e frio? Como tornar esses processos mais amigáveis e eficientes?

 

Algumas dicas podem ser muito úteis para que o momento da entrada do jovem na empresa seja mais tranquilo e o mantenha motivado a continuar:

 

1. Pense que seu novo colaborador vai se deparar com várias ferramentas logo no primeiro dia de trabalho, então por que não dar um treinamento para que ele possa entrar já tendo noções básicas para utilizá-las? Mostrar a ele como acessar programas para gerenciar suas tarefas, como resolver problemas técnicos, pode ser um primeiro passo muito útil para facilitar as rotinas do dia a dia.

 

2. Envolva profissionais experientes nos primeiros dias do novo profissional na empresa. Como eles já estão há mais tempo no trabalho remoto, podem apoiar o profissional iniciante em sua adaptação. Esse envolvimento pode se estender e até mesmo se tornar uma mentoria, o que colabora muito para o desenvolvimento de profissionais mais jovens.

 

3. Se possível, convide o jovem para trabalhar um dia presencialmente com a equipe de que fará parte. Esse processo pode ser interessante para a integração dele ao time e para deixá-lo mais à vontade e seguro.

 

4. Se você lidera uma equipe, mostre-se disponível e evite mandar informações e demandar tarefas em excesso. Além disso, procure fazer um check-list com o jovem e outros membros da equipe todos os dias, o que demonstrará mais proximidade e acolhimento para quem está chegando agora.

 

5. Erros acontecem e fazem parte do trabalho, principalmente nesses primeiros contatos. Quando isso acontecer, veja como uma oportunidade de aprendizagem para o jovem e para todos da equipe. Será que a comunicação remota está funcionando? Será que o grau de exigência está adequado ao profissional recém-contratado? Vale repensar tudo isso!

 

Com essas poucas dicas, o processo de entrada do jovem no mercado de trabalho remotamente poderá ser mais fácil e motivador. Lembre-se que jovens costumam ser ansiosos e querem buscar voos mais altos sempre. Quando eles não se sentem à vontade pra isso, podem se sentir desmotivados e desistir, o que fará com que sua empresa perca um talento que poderia ter sido desenvolvido e trazido resultados surpreendentes. Pense nisso!