Geração Z: juventudes periféricas no mercado de trabalho

Confira os principais resultados do impacto do PROA com a sua atuação em escala.

Texto: Potira Cunha e Plano CDE
Ilustração: Renan Mansano
Capa
Em 2021, o PROA começou o seu processo de escala a fim de impactar a vida de milhares de jovens do Brasil. E com isso, chegamos num ponto importante para o nosso impacto na vida desses nossos jovens.

 

Em parceria com a empresa Plano CDE, realizamos uma pesquisa com os nossos jovens, e os resultados só comprovaram o que acreditamos: o PROA muda vida e trajetórias, e funciona como a porta de emprego para o mercado de trabalho.

 

Por meio de diversas entrevistas, foi possível identificar que o que mais atrai os jovens para o PROA é a inserção no mercado de trabalho (64%), seguida pelo aprendizado profissional (56%). Além disso, os jovens entrevistados destacam como principais contribuições do curso: as competências socioemocionais, o autoconhecimento e a preparação para processos seletivos.

 

Com isso, observou-se que o nosso principal impacto a curto prazo é a possibilidade de conduzir jovens de baixa renda da periferia, com poucas perspectivas, pouca experiência e poucas chances, mais rapidamente ao mercado de trabalho.

 

Quer saber mais sobre os nossos resultados?

 

Clique aqui para acessar o conteúdo completo.