O que é mundo VUCA e como ele impacta seu trabalho?

O mundo VUCA é desafiador, cheio de incertezas e instabilidades, exigindo que sejamos capazes de criar nosso próprio caminho.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Mundo VUCA é uma expressão que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980/1990. Ela era utilizada pelos militares para se referirem ao novo contexto mundial daquele período e se baseava em quatro fatores: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (em inglês: volatility, uncertainty, complexity, amiguity, daí o termo VUCA).  

 

Do mundo militar, esses termos passaram a fazer parte do mundo empresarial: na prática, esses quatro fatores ou pilares podem tornar uma empresa ou um modelo de negócios completamente ultrapassado em pouco tempo, o que representava um enorme risco para quem não estiver preparado. 

 

Em um mundo em constante mudança, os avanços, os objetivos, os interesses, os valores e o mercado de trabalham também mudam rapidamente. Nesse sentido, é preciso ter sempre em mente a inovação como estratégia contra a volatilidade: uma empresa e funcionários com mente flexível, capazes de se adaptarem a mudanças rapidamente faz toda a diferença no mundo VUCA. 

 

Além disso, diante de tantas transformações, o futuro – próximo ou distante – torna-se incerto, e as informações ficam ultrapassadas muito rapidamente: é possível que, daqui a duas horas, um novo aplicativo revolucione o mercado ou que seus melhores funcionários resolvam abrir seu próprio negócio no mês que vem. E agora? Como reagir a tudo isso? 

 

O mundo VUCA é desafiador, cheio de incertezas e instabilidades, exigindo que sejamos capazes de criar nosso próprio caminho. Para as empresas, isso significa levar em conta estratégia, visão, inovação e planejamento ágil. E uma das principais dificuldades desse mundo é ter uma liderança adaptada a ele, descentralizada e inovadora. Além disso, contar com uma equipe de colaboradores que combinem habilidades interpessoais, criatividade, agilidade com qualificação profissional sempre em desenvolvimento não é fácil, mas é fundamental para termos mais do que funcionários, protagonistas que vestem a camisa para dar o seu melhor. 

 

Para quem busca uma vaga de trabalho, abrem-se grandes oportunidades, mas elas são, principalmente, para os que têm características do mundo VUCA, ou seja: o velho planejamento que levava semanas ou meses para ser feito deve dar lugar à agilidade e à flexibilidade; a liderança vertical deve abrir espaço para um ambiente colaborativo em que diferentes visões sejam consideradas na busca dos melhores resultados; impactos negativos e transformações devem ser rapidamente absorvidos e resolvidos... não adianta ficar chorando porque seu líder mudou, uma pessoa da sua equipe saiu ou uma regra nova foi implementada, é preciso agir e superar; a tomada de decisão deve ser rápida e, ainda que não se saiba se ela trará benefícios ou consequências negativas, você precisa estar preparado para o que vier. 

 

Com a chegada da pandemia, um novo conceito vem ganhando espaço: o mundo BANI, sigla em inglês para brittle (frágil), anxious (ansiedade), nonlinear (não linear) e incomprehensible (incompreensível).  A pandemia mostrou a fragilidade de todos e que tudo pode mudar completamente em pouquíssimo tempo. Estamos vivendo a era do imprevisível, muito parecida com o mundo VUCA, mas em que é preciso sempre estar um passo à frente, ter um plano B para se antecipar a mudanças drásticas e problemas que podem ocorrer no próximo segundo. O que fazia sentido ontem, pode não fazer mais sentido hoje. Você está preparado?