Por que o feedforward é tão importante quanto o feedback?

Feedforward — um conceito não muito recente, mas que tem ganhado força nas empresas.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
Capa
Numa visita ao escritório do Airbnb, o COO do Facebook e uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time, Scheryl Sanderberg, foi questionado sobre qual era a primeira coisa que observava num colaborador com potencial para se desenvolver numa empresa. A resposta foi: “Alguém que receba bem um feedback”.

 

Pessoas que sabem dar e receber feedback são pessoas abertas a aprender e a se desenvolver com mais facilidade na empresa. Essa é uma prática tão importante que há empresas em que funcionários recebem mais de três feedbacks ao ano, motivando colaboradores, aprimorando competências, promovendo uma melhora na performance e oferecendo uma oportunidade para que o colaborador se desenvolva.

 

Mas após entregar uma série de análises ao colaborador, apontando seus pontos fracos e pontos fortes, nem sempre ele é capaz de identificar o que precisa ser feito para melhorar. Nesse sentido, é fundamental dar continuidade ao processo para guiá-lo e é nesse momento que entra o feedforward, uma etapa tão importante quanto o feedback.

 

O feedforward busca olhar adiante, desenvolvendo e acelerando o aprimoramento do funcionário ou da equipe, potencializando habilidades. Assim, de forma amigável e franca são levantados os pontos a desenvolver, demonstrando que a empresa se preocupa com o indivíduo em sua vida pessoal e profissional.

 

Nesse momento, o líder é figura fundamental para que o processo possa ser bem-sucedido, apoiando o desenvolvimento de pessoas e até mesmo evitando demissões. Cabe a ele estar sempre disponível para dar apoio e suporte nas ações planejadas para a melhoria do funcionário, bem como criar vínculos e confiança para que o colaborador entenda que a empresa se preocupa com seu futuro e deseja que sua evolução seja feita de forma humanizada e produtiva.

 

Mas como fazer isso? Três pilares podem servir como base para apoiar o funcionário em seu desenvolvimento: 

  • Estimular o colaborador a olhar o futuro, concentrando-se nos objetivos a longo prazo e o que será necessário para alcançá-los. 
  • Eliminar o medo de cometer erros, ajudando o colaborador a superar obstáculos e vencer desafios que parecem impossíveis. 
  • Conhecer-se bem promovendo a autoidentificação para conhecer melhor seus limites, medos, potenciais.

     

    O feedforward é uma forma de garantir um clima organizacional melhor, o que consequentemente poderá aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários, fortalecer relações e garantir ótimos resultados para a empresa, tornando-a mais competitiva e consolidada.

     

    Ser líder nem sempre é fácil, mas o desenvolvimento da equipe é uma de suas responsabilidades. E quando isso acontece e os resultados positivos, toda a empresa ganha.