Soft Skill x Hard Skills: o que elas têm de diferente?

Skills são habilidades que podem fazer a diferença na hora de resolver problemas.

Texto: Potira Cunha
Ilustração: Gustavo Pedrosa
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  • Quem tem pela frente o desafio de contratar e desenvolver pessoas certamente já se deparou com as expressões soft skill hard skills. Mas você sabe o que elas significam e quanto podem impactar sua empresa?
 
  • Skills são habilidades ou competências que, no ambiente corporativo, podem fazer a diferença na hora de resolver problemas, concluir tarefas, criar estratégias, entre outras atividades.
 
  • Por muito tempo, em processos seletivos, apenas as hard skills eram consideradas relevantes. Isso por se tratar das competências técnicas necessárias para que uma pessoa possa exercer a função para a qual foi contratada. Elas são facilmente identificáveis, podem ser aprendidas, ensinadas e mensuradas, como a proficiência num idioma estrangeiro, a apresentação de um diploma de graduação, entre outras.
 
  • Porém, com o passar dos anos e as transformações no ambiente corporativo e no mundo, novas habilidades precisaram ser avaliadas, dando espaço às soft skills. Mais difíceis de identificar e mensurar, trata-se das competências sociocomportamentais, ligadas às habilidades mentais de um colaborador ou candidato a uma vaga de emprego. Assim, indo além de um curso, um diploma, elas envolvem características como comunicação interpessoal, proatividade, resolução de conflitos, capacidade de liderança, reação sob pressão, entre outras.
 
  •  O profissional ideal é aquele que consegue combinar soft e hard skills para desempenhar suas funções, mas nem todo candidato vem com o pacote completo quando o assunto são competências. Nesse sentido, o RH pode identificar aqueles que têm mais potencial para serem desenvolvidos e investir em treinamentos, planos de desenvolvimento individual, avaliações e feedbacks, entre outros.
 
  • Os jovens do PROA, por exemplo, passam por um longo período de identificação e desenvolvimento de skills a fim de capacitá-los para construir um plano de vida e chegar ao mercado de trabalho muito mais preparados.
 
  • Profissionais sem o hard skill necessário para o desenvolvimento de suas funções, por exemplo, podem ser tão prejudiciais ao clima de uma organização quanto aqueles que não possuem soft skills e acabam tornando o relacionamento entre líderes e equipe muito complicado.
 
  • Mas quando uma empresa pode contar com profissionais capazes de combinar soft e hard skills, ela obtém como resultado diversos benefícios, como ver o trabalho fluir melhor, alcançar objetivos de forma mais fácil, ter profissionais mais autônomos, oferecer mais flexibilidade a seus colaboradores, desenvolver pessoas, entre outros.
 
  • Estar preparado para o novo mercado de trabalho é desenvolver competências globais que permitam não só que o profissional se destaque por sua competência técnica, mas também – e principalmente – por suas habilidades sociocomportamentais.